Nossa História

Após a perda repentina e brutal de minha amada irmã, Cássia Baruque, na madrugada de 5 de julho de 2009, minha mãe e eu só encontramos conforto espiritual com o estudo de Um Curso em Milagres.

Primeiramente, assistimos ao seminário do Gary Renard aqui no Rio de Janeiro em 2011 e, em seguida, passamos a participar de um grupo de estudos semanal na casa da querida Nena em Copacabana.

Ali, encontramos pessoas amorosas, como a Maria Helena e Eliette, dentre outras, e pudemos aprender bastante também com os professores de Deus, Marcos Morgado e Maria Thereza Camargo, tradutora do livro Desaparecimento do Universo de Gary Renard.

A leitura do Curso junto à prática das lições fizeram com que nós pudéssemos, finalmente, superar a dor profunda desta perda irreparável, curando-nos do amargo luto pelo qual passávamos e dando sentido aos acontecimentos e, principalmente, respondendo às questões profundas cujas respostas nossos corações ansiavam por recebê-las.

 O Curso, definitivamente, mudou a nossa percepção sobre a vida, trazendo-nos muita paz e serenidade.

Em 2015, James Twyamn, professor do Curso, divulgou através de vídeos as músicas que estava compondo com sua banda, como mantras, para cada lição do Livro de Exercícios do Curso, com a sua leitura  e uma reflexão. Foi quando me prontifiquei a fazer a tradução de cada reflexão e compartilhar com o grupo de Copacabana.

A forma de compartilhar foi através da criação do canal 365 lições no Youtube e também através do grupo UCEM via Whatsapp. Logo, outras pessoas foram se juntando ao grupo e outras estavam interessadas em compartilhar tais vídeos com grupos que coordenavam.

 Em 2017, quando estava com minha família em Penedo, e ouvia as lições através do David Hoffmeister, senti um chamado para anunciar no canal 365 Lições,  que, embora as lições pudessem parecer estranhas, o importante era a prática delas, pois ao usá-las descobrimos as verdades que estão contidas nelas.

Em seguida, fui recebendo e-mails onde as pessoas me perguntavam se não poderia fazer os comentários desde a lição 1, pois as pessoas gostariam de compartilhá-los com seus grupos.

Questionei a mim mesma, se esta seria uma tarefa para mim. Ouvi os conselhos do querido amigo Ivan que me incentivou a tecer os comentários,  e, a cada vídeo me elogiava, trazendo-me confiança. Meus familiares também me incentivaram a continuar a tarefa. Conforme lia o livro, Jesus me comunicou que ele sabe escolher seus canais e que confiava mais em mim do que eu nele, naquele momento. Foi quando resolvi que esta tarefa divina era para mim.

Arregacei as mangas e  me dediquei, durante 2007, integralmente ao estudo dos ensinamentos do Curso para poder gravar os vídeos das lições e compartilhá-las no canal. Acordava sempre de madrugada para ler e estudar as lições e após gravá-las, na Praia de Ipanema, sentia uma felicidade indescritível.  Como quase perdi meu pai, neste ano, já que ele teve que se submeter a uma cirurgia cardíaca de alto risco, pensei que não conseguiria manter a gravação das lições. Porém, como o Curso diz, sempre que trabalhamos no Plano da Salvação, o Espírito Santo nos provê com tudo. A cirurgia apresentou o melhor cenário possível, apesar de tudo aparentemente indicar o contrário,  e em 7 dias meu pai estava em casa, em ótimo estado de saúde. Eis um milagre!!!

 Definitivamente, o Curso passou a ser uma parte integrante da minha vida e verifiquei que, pouco a pouco, meu marido e filho, e até os coleguinhas do meu filho, ainda pré-adolescente,  foram se interessando pelos ensinamentos do Curso.

O fato é que hoje o André e o Allan são praticantes do Curso, por iniciativa própria. O André, meu marido, devora o livro texto e pratica as lições, e nosso filho Allan, músico e compositor, desde a mais tenra idade, já compôs uma música para o UCEM, “O Caminho da Verdade”, letra composta por eles dois, e apresentou-a no sarau do Sto. Agostinho, escola onde estuda.

O Curso nos trouxe mais paz, serenidade e felicidade em família. Não há como não ser assim, quando se segue Um Curso em Milagres.

Com o Curso, você verá que a sua vida nunca mais será igual!

Sou grata a Deus, ao Espírito Santo, e a Jesus, a todos os meus familiares e amigos, e mesmo a todos vocês do público, que servem de testemunhas da Verdade e do Amor que existem em mim. Sem vocês, esta jornada não teria graça e seria sem sentido, pois como o Curso diz ““Ninguém pode entrar no Céu por si mesmo”. E é por isto que estamos iniciando as atividades da Jornada dos Filhos de Deus, que tem como propósito maior a aprendizagem e prática de um Curso em Milagres”.

A minha mais profunda gratidão a todos vocês. 

Lúcia Blondet Baruque